Blog do SUBTIL

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Gilson Subtil Gilson Subtil 6 anos, 3 meses atrás.

• Autor

Sabe aquele assunto que ninguém liga mais eu ligo??? Pois é, ele está aqui….

Coisas que eu sei, coisas que eu não sei….

• Este tópico foi modificado 7 anos, 8 meses atrás por Foto de perfil de Gilson Subtil Gilson Subtil.

Café FerroviárioPra inaugurar esse blog/forum/forum/blog, tava eu aqui pensando nas correões que o Teodoro vive fazendo nas minhas postagens, não só minhas de outros também rs… Mas tava aqui pensando porque não dar uma olhada em alguns artigos técnicos? Mas por onde iniciar? Então por acaso acabei achando esse canal do youtube.

CAFÉ FERROVIÁRIO:

Simplesmente um canal bem legal, que todo mundo deve conhecer menos eu em que um maquinista da VL! fala de vários assuntos interessantes mostrando na teoria e na prática como funcionam várias partes das locomotivas e do dia a dia das ferrovias e de quebra a gente curte as locomotivas e ouve seu barulho de perto…. Gostei vou me inscrever e acompanhar. Quem sabe não corrijo o Teodoro em alguma coisa …?? ehehehehe

https://www.youtube.com/channel/UCU4L1811epPmOxch687SquA

Abraço a vc que esta ledo….

praia formosa

E la se foi o pátio de Praia Formosa no RJ….

Vagão restaurante da RFFSA sendo cortado e la no fundo da foto a última vez que se viu a locomotiva “Dondoca” construída nas oficinas de Bicas-MG

Tristeza….

Ralph

Eu sempre gostei de ler, sou um ponto fora da curva em relação a maioria dos brasileiros que não gostam. Certa vez ouvi dizer que em New York, USA, existem mais livrarias do que no Brasil inteiro.  Não sei se é verdade mas não deve estar longe da verdade. Já inclusive transpus a barreira dos livros de papel e já estou lendo os e-books num e_reader, ou seja, virei um e_leitor rs….

A um mês atrás fiquei sabendo que o Sr. Ralph Manucci, que possui o site ferroviário http://www.estacoesferroviarias.com.br que acompanho, estava colocando a venda o seu terceiro livro sobre as ferrovias paulistas.

Não perdi a oportunidade de pedir um exemplar, já que o livro anterior “Um dia o trem passou por aqui” considerei muito instrutivo e a leitura, apesar de um livro com histórias, mas também com datas e estatísticas, o que poderia torná-lo massante, não é.

Ontem, 31/10/2017, recebi o exemplar, com a devida dedicatória. Coisa difícil já que o Sr. Ralph é bem recluso e gosta de manter uma distância jornalística de qualquer pessoa que acompanhe seu trabalho.

De qualquer forma conforme for lendo vou colocando aqui minhas conclusões……

Abraço,

• Esta resposta foi modificada 7 anos, 7 meses atrás por Foto de perfil de Gilson Subtil Gilson Subtil.

Procurando por ai achei uma forma interessante de como deve ser o empedramento das vias em curva. Uma visão totalmente técnica.

Maiores detalhes em:

http://www.idrgw.com/mowbooks/1966book/1966menutopic.htm

Outro dia vi um modelista pegar um carrinho Hot Wheels especial, daqueles que cabem uma câmera GoPro bem pequena em formato de cubo e colocar rodeiros para poder ser puxado por uma locomotiva e assim filmar o trajeto na maquete. Depois disso não vi a colocação do engate e nem tão pouco qualquer filmagem feita pelo carrinho adaptado, mas, fiquei com aquilo na cabeça.

Tenho uma câmera ATRIO HD que é bem pequena mas não tanto quanto ao GoPro e tem o formato normal, retangular, de uma câmera, e fiquei pensando como fazer a tal adaptação para a minha câmera.

Bom o primeiro passo foi comprar o tal carrinho que achei numa loja de brinquedos depois de uma exaustiva busca no estoque pela vendedora. Paguei R$ 7,50 (em set 2018).

Munido do carrinho a ideia era. Cortar a base interior da mesma espessura da minha câmera até que ela encaixasse dentro do carro e ficasse pesa pelo “grampo” especial que não deixa a câmera Go Pro balançar. Em baixo colocar não rodeiros mas trucks completos(assim como se faz nos veículos de rua adaptados para rodar nos trilhos), dois e um engate kadee na frente.

Parti para a primeira etapa: Corte do carrinho.

Carrinho antes do corte.

Acima vemos o carrinho já devidamente cortado.

Após ajustar a câmera e encaixa-la com o “grampo” dentro do carrinho viria a etapa de colocar os trucks nele. Para tanto iria desmontar um vagão gôndola tirando-lhe os trucks, mas acabei por acidente descobrindo que o carrinho cabia perfeitamente dentro da gôndola devidamente encaixado. Então pensei, cortar um carrinho de R$ 7,50 tudo bem, ,mas porque estragar um vagão gôndola de R$ 40,00 ???

Então o trabalho se mostrou finalizado. A câmera devidamente encaixada dentro do carrinho e o mesmo dentro da gôndola.

Nesse momento me lembrei dos puristas do hobby se contorcendo de terror com essa solução inusitada. Mas o fato é que o mais importante é a filmagem, não é esse o objetivo? A forma como ela vai ser feita para mim acabou tornando-se indiferente.

Acima vemos o carrinho, a câmera e a gôndola e a locomotiva já preparada para a viagem teste.

Acima a montagem já realizada.

O resultado podemos ver nos links abaixo…. Espero que gostem….

A maquete na verdade ainda está em construção, não reparem na bagunça.

Um abraço a quem ler…. 22/10/2018.

• Esta resposta foi modificada 6 anos, 8 meses atrás por Foto de perfil de Gilson Subtil Gilson Subtil.
    • Esta resposta foi modificada 6 anos, 8 meses atrás por Foto de perfil de Gilson Subtil Gilson Subtil.

Tem novidades no blog ?

Tenho várias matérias doidas pra colocar no blog mas sem tempo e também não sei se alguém lê ou não. rs….

Você deve fazer login para responder a este tópico.